domingo, 16 de julho de 2023

Cidade Baixa: Torremar

    Ao longo dos anos, pode-se dizer que é apenas natural que as cidades percam a identidade com a qual nasceram. Pequenas vilas de pescadores crescem para ser grander portos e então metropoles completas, é muito comum. Baldur's Gate, por outro lado, é uma cidade que nunca perdeu o contato com suas origens: a cidade nasceu como um ancoradouro de piratas e ladrões, e muitos argumentam que esse espirito permanece no DNA da cidade.

Especialmente para quem veio das ruas largas, limpas e bem policiadas de Elturel, Baldur's Gate não poderia oferecer uma visão mais diferente: passando pelo Portão do Basilisco os personagens são recebidos por uma profusão de ruas, vielas e becos nas quais você sempre tem a sensação de estar sendo observado. Como toda Cidade Baixa é construída em dois niveis ao redor do porto, os habitantes da Cidade Baixa só podem olhar para o grande muro que fecha toda parte norte da cidade norte e imaginar como é a vida nos distritos da Cidade Alta. Passar pelo Portão de Baldur - que é o mais importante portão entre os distritos, tanto que é o que dá nome a cidade - é uma preocupação secundária quando a vida na cidade baixa já é dificil o suficiente da forma que é.

MAPA DE BALDUR'S GATE DISTRITOS

Tudo neste bairro gira em torno do Torre Marinha de Balduran - o QG do Punho Flamejante. Os melhores ferreiros e armadureiros da cidade podem ser encontrados aqui, junto com as residências dos mercenários do Punho e suas famílias. Salões de dança, arenas de luta, tabernas e outros entretenimentos para os soldados de folga disputam uma posição perto da ponte da fortaleza, na esperança de ser o primeiro lugar em que um mercenário farrista tropeça, e cada dia de pagamento do Punho Flamejante vê o bairro inchar no canto mais turbulento da cidade como soldados celebram com alegria desenfreada e brigas de rua rompantes causadas por mercenários bebados.


PONTO DE INTERESSE: Torre Marinha de Balduran - o QG do Punho Flamejante

A sede do Punho Flamejante fica em uma ilhota rochosa no porto, suas paredes escarpadas irrompem da pedra de forma a conceder aos invasores do mar poucos pontos de apoio. Das cinco torres robustas da fortaleza, trebuchets Gondan especialmente feitos estão prontos para lançar pedras três vezes a distância de uma arma de cerco comum, dando à fortaleza o comando não apenas de todo o porto, mas também da margem oposta do rio. Quaisquer navios invasores não intimidados por tal morte vinda de cima também teriam que lidar com a enorme corente que vai da Seatower até as estacas sob o cais mais ao leste de Brampton. 

Um sistema de correias na torre pode levantar a corrente, esticando-a pela boca do porto e impedindo que qualquer coisa maior do que um barco a remo entre ou saia. Quanto aos ataques terrestres, a ponte de 400 pés de comprimento conectando a ilhota da Torre do Assento à costa não precisa de portões ou pontes levadiças, pois qualquer atacante tolo o suficiente para atacar ao longo de seu comprimento seria um alvo fácil para os arqueiros da parede.

Cerca de cem soldados do Punho Flamejante ocupam a fortaleza a qualquer momento, junto com os residentes da Torre dos Oficiais. No pátio central, o vasto arsenal da organização contém todas as armas de que uma companhia mercenária pode precisar, junto com troféus de campanhas no exterior, uma biblioteca inestimável de textos relacionados à guerra e muito mais. Rumores também falam do tesouro do Punho, guardado em um cofre forrado de chumbo em algum lugar abaixo da Torre dos Oficiais e cercado por metros de pedra sólida, as portas secretas que levam a seus cofres escondidos por mecanismos inteligentes e magia mais inteligente.

Além de defender a cidade, a Seatower também serve como prisão local de Baldur's Gate. Três níveis de masmorras se estendem abaixo dele, os dois inferiores abaixo do nível do mar e integrando parte de um sistema de cavernas natural. Isso mantém a prisão segura e pacifica os prisioneiros, pois qualquer um que atua sabe que sempre pode ser transferido das celas secas para os níveis mais baixos e úmidos. Prisioneiros particularmente problemáticos acabam no Buraco de Natação - um poço inundado e sem luz onde os prisioneiros devem constantemente pisar na água ou arriscar se afogar, ao mesmo tempo em que se defendem dos camarões cegos e mordedores que moram lá. Embora o encarceramento de longo prazo seja raro na cidade, sempre há alguns presos apodrecendo nessas celas, variando de pequenos criminosos a prisioneiros políticos presos sob acusações forjadas.

 Personagens que infringirem seriamente a lei em Baldur's Gate podem acabar na Setower. Enquanto o Punho trata a prisão como uma terceira ou quarta opção, qualquer tentativa de entrar ou sair das masmorras ainda terá muito trabalho pela frente. Apenas as celas superiores têm janelas, e qualquer um que tente romper as paredes das celas inferiores corre o risco de inundações catastróficas. Sentinelas estão constantemente em alerta para navios que se aproximam de forma suspeita da ilha, e ninguém pode passar pelo portão da fortaleza sem um motivo e uma escolta. As próprias celas têm pesadas portas de aço com fechaduras de alta qualidade, com as chaves mantidas pelo carcereiro Albrecht Little, um gladiador humano leal e neutro, ou seu segundo, Cogrus Stonehammer, uma cavaleira anã de escudo leal e neutra. Soldados são muitas vezes designados para "serviço de cela" como uma punição temporária - embora isso geralmente signifique um tratamento mais duro para os prisioneiros (obviamente que o Punho não liga se o soldado descontar nos prisioneiros), a rotatividade regular pode apresentar uma pequena oportunidade para qualquer um que tente um resgate.

PONTO DE INTERESSE: Casa de Banho Pedras Sibilantes

Esta casa de banho baixa de pedra no bairro de Seatower é um dos edifícios mais antigos da região. Construído no estilo Chessentan, possui piscinas aquecidas, salões ecoantes e lindos mosaicos de azulejos. 

As Pedras Hissingas ocupam um nicho especial na política balduriana devido ao seu status de ponto de encontro neutro, seguro e privado. Sua proprietária de longa data, uma espiã elfa da lua neutra chamada Merilyn Allaryr, garante que os clientes entrem nos banhos carregando nada além das vestes finas que ela fornece, deixando todas as armas e outros pertences com ela. A reputação de Merilyn, e de seus atendentes altamente competentes, é formidável o suficiente para que mesmo equipes rivais ou empresas envolvidas nas negociações mais tensas nunca violem a regra da casa contra a violência.

 O compromisso deste estabelecimento com a discrição também torna a casa de banhos o local privilegiado para companhia paga na Cidade Baixa. Muitas das cortesãs mais procuradas encontram seus patronos nos quartos privados cheios de vapor das Pedras Sibilantes, confiando no silêncio de Merilyn e na reputação da casa para reuniões de negócios para desviar a suspeita de cônjuges ciumentos ou fofoqueiros. Ao contrário de Merilyn, o Sindicato dos Foliões - o grupo de trabalhadores noturnos que abrange a cidade - não é avesso a vender segredos provocados pelos clientes da casa de banhos, e aqueles que desejam comprar essas informações precisam apenas sussurrar no ouvido certo aqui. Embora essa dicotomia impeça a própria Merilyn de ingressar oficialmente no Sindicado, o staff usa o local como seu quartel-general de fato, alugando regularmente e conduzindo reuniões em sua vasta piscina central.

LOCAL DE INTERESSE: O FORTE DO ESGOTO

Como muitas cidades portuárias, Baldur's Gate tradicionalmente despeja seu esgoto rio abaixo e deixa o rio levar seus problemas para outro lugar. À medida que a cidade crescia, no entanto, isso começou a poluir perigosamente o rio, levando uma coalizão de druidas e patriarcas a construir a Fortaleza do Esgoto. 

Uma série de três torres construídas nas paredes no extremo oeste do bairro de Seatower, a instalação destinava-se a tratar o esgoto pouco antes de entrar no rio, usando vastos tanques fechados de plantas magicamente aumentadas para purificar o efluente. Embora a instalação fosse uma maravilha da engenharia ecológica mágica, o público mostrou-se singularmente relutante em se preocupar com seus resíduos, e o financiamento rapidamente entrou em colapso. Desde então, o Forte tem sido uma sombra de sua glória pretendida, lutando para manter o pior de Baldur's Gate longe do canal.

 Hoje, a instalação ainda funciona, mas principalmente como quartel-general e cobertura para os Guardiões do Esgoto. A maioria dos "druidas" e técnicos que dirigem a fábrica são tudo menos isso - em vez disso, eles são uma equipe de ladrões especializada que usa a posição do forte para passar despercebida pela rede de canos de esgoto e cisternas da cidade. A partir desse labirinto de túneis, eles podem contrabandear mercadorias e realizar roubos ousados, além de ocasionalmente atuar como caçadores de monstros subterrâneos e guias pagos pelas entranhas da cidade.

 A líder dos Guardiões do Esgoto, Genamine Kopali (assassina humana neutra e maligna), também atua como o chefão da Guilda no bairro de Seatower. Junto com um espectro de ne'er-do-wells, sua tripulação também contém vários druidas reais que mantêm a instalação funcionando e controlam as várias bestas guardiãs da tripulação, incluindo uma série de montes cambaleantes de cheiro doce que vivem nos tanques, agitando-os. como parte do processo de purificação. Mortlock Vanthampur paga Genamine para mantê-lo informado sobre atividades estranhas nos esgotos. Mortlock, por sua vez, relata tudo o que descobre para sua mãe, um dos quatro duques da cidade, a duquesa Thalamra Vanthampur.

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